No dia 16/11/2025, foi realizada, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, a cerimônia de inauguração do PAR – Dom Hélder Câmara. Os Pontos de Apoio da Rua (PAR) são equipamentos públicos destinados à população em situação de rua, oferecendo acesso a banho, sanitários, lavanderia, barbearia e atendimento com assistente social para diversas demandas.
Em 2017, o Coral Canto da Rua, formado por pessoas em situação de rua, escreveu uma carta a Dom Orani Tempesta, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, solicitando a instalação de banheiros que pudessem ser utilizados para a higiene básica dessas pessoas. A partir dessa demanda, a Pastoral do Povo da Rua, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social, a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e a Rede Dom Hélder Câmara de Economia Solidária iniciaram, em conjunto, os primeiros passos para a realização desse projeto, que visa garantir direitos, dignidade e acolhimento à população em situação de rua.
Por meio de um edital de 2024 lançado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a Rede Dom Hélder Câmara de Economia Solidária conquistou os recursos necessários para a instalação do PAR, hoje localizado no estacionamento da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Na cerimônia de inauguração, estiveram presentes autoridades, organizações e movimentos sociais, além da população em situação de rua, para celebrar essa conquista histórica de um grupo tão frequentemente negligenciado e invisibilizado